Página Inicial Fale Conosco Área Restrita
 

Voltar Facebook

Gestão da Qualidade de Vida e Saúde

10/11/2022
Autor: Brasileiros de Bem
Fonte: Internet


Podemos afirmar que administrar, planejar ou fazer gestão faz parte de nossa vida; está presente em todas as nossas ações do cotidiano.

Não fazemos nada, não vamos a lugar nenhum e não usamos nosso tempo, sem planejarmos minimamente, sem administrarmos os eventos esperados e não esperados.

Porque não fazermos, então, gestão de tudo que possa influenciar nossa qualidade de vida e saúde?

É difícil definir qualidade de vida e saúde, até porque são conceitos subjetivos variáveis dentro de perspectivas pessoais, sociais, culturais, de tempo presente, da idade e etc.

Objetivamente, qualidade de vida é interligada e interdependente de fatores como o próprio estado de saúde, a qualidade de nossos interrelacionamentos, o trabalho e o meio ambiente.

Para a Organização Mundial da Saúde (OMS), a definição de Qualidade de Vida é a “percepção que um indivíduo tem sobre sua posição na vida, do contexto dos sistemas de cultura e valores nos quais está inserido e em relação aos seus objetivos, expectativas, padrões e preocupações”.

Trata-se, pois, de uma definição que engloba a influência da saúde física e psicológica, nível de independência, relações sociais, crenças pessoais e das suas relações. Mas é possível resumir esta definição como “a satisfação do indivíduo no que diz respeito à sua vida cotidiana”.

E aqui cabe uma meditação: o que você está fazendo para melhorar sua vida em geral?

Qualidade de Vida e Saúde são situações indissociáveis; na prática, é a mesma coisa; embora, Saúde não seja o único fator que influencia nossa Qualidade de Vida, tem importância vital em sua manutenção.

A definição de Saúde mais difundida é a encontrada no preâmbulo da Constituição da Organização Mundial da Saúde (OMS):

Saúde é um estado de completo bem-estar físico, mental e social, e não apenas a ausência de doenças”.

Qualidade de vida está, pois, relacionada com saúde física, saúde mental, meio ambiente, satisfação no trabalho e outros fatores.

Portanto, dentro de conceitos tão amplos e com tantos fatores interligados, não é uma situação fácil criar e, especialmente, fazer acontecer, dentro de uma família, empresa ou instituição, habitualmente com características tão complexas e dispersas, onde a diversidade é a regra, ações que estimulem a melhora da qualidade de vida e da saúde de seus componentes.

Sugerir ações que possam ser estendidas às famílias, às empresas e às instituições em geral, seguramente é um pensamento impregnado de utopia.

Contudo, há que se tentar! Desistir jamais!

A preocupação com os cidadãos em um aspecto mais amplo do que apenas a convivência e as exigências habituais de nossos deveres e direitos, é uma forma de tornar a comunidade, em qualquer nível que queiramos, mais forte, assim como, nossos relacionamentos mais autênticos e o comprometimento com nossas ações mais efetivo.

Acreditamos que isto possa fazer parte de uma nova era da ação cidadã (vide continuação no item “Projetos”).

1. Saúde Brasil

- https://saudebrasil.saude.gov.br/


Gestão da Qualidade de Vida e Saúde
Autor:
Saúde e qualidade de vida
Fonte: Internet
Gestão da Qualidade de Vida e Saúde


Autor: SPR e Infinity Pharma
Fonte: Internet
Gestão da Qualidade de Vida e Saúde

Clique para acessar

Clique para acessar

BRASILEIROS
DE BEM

Lixômetro Blumenau
bilhões
milhões
milhares
quilos
Facebook

© 2019 | Brasileiros de Bem